Ser autoconfiante é um condicionamento necessário para gerir pessoas e processos dentro de empresas e organizações. Esse comportamento é imprescindível para aqueles que buscam o sucesso. Mas o que é autoconfiança?
Em entrevista ao Portal Dedução, o Business Coach da ActionCOACH Gustavo Winkelmann explica que autoconfiança é um estado mental que faz com que a pessoa tenha poder sobre si mesma e sobre suas ações, mantendo a convicção de que sua trajetória é a melhor opção que poderia haver. “O fato é que a autoconfiança pode ser trabalhada e aprimorada. Grandes líderes e gestores, antes de se tornarem bem-sucedidos, experimentaram insegurança ou desconforto em algum momento da carreira. Por isso, empenharam tempo e energia para reverter esses cenários e a dominarem em qualquer situação com confiança.”
Ser autoconfiante é necessário para gerir pessoas e processos dentro de empresas e organizações?
É imprescindível. A autoconfiança ameniza significativamente a insegurança na gestão. Como gestor, você deve estar certo dos riscos que corre e de suas convicções. Nunca será uma verdade absoluta, mas sempre será o seu norte. Isso determina a prosperidade de uma empresa.
Na prática, o que é ser autoconfiante?
Encarar os desafios, defender e seguir seus propósitos, além de manter o nível de engajamento elevado todo o tempo. Não se autosabotar ou colocar-se em condição de fracassado, também medem a autoconfiança de um indivíduo.
Nas empresas é importante trabalhar a autoconfiança individual antes de potenciá-la globalmente?
Na verdade, pode ser a única alternativa. As pessoas possuem contextos diferentes na formação do seu ser. O nível máximo de autoconfiança que um sujeito têm pode corresponder a menos da metade de outro. A capacidade e o tempo as práticas para ser mais autoconfiante varia. Existem as técnicas do coaching que potencializam esse processo, porém é muito vago garantir que, em um grupo, todos elevarão essa atitude.
Como um gestor consegue identificar o nível de autoconfiança da sua empresa?
Por ele mesmo. A empresa é reflexo do comportamento do seu gestor. Se não existir autoconfiança no indivíduo que conduz o negócio, é provável que a equipe não queira ficar nesse “barco sem capitão”.
Como desenvolvê-la em sua equipe?
Através de muito diálogo, promovendo a autonomia em certas tomadas de decisões, com apoio e acompanhamento dos gestores durante o processo, realizando trabalhos lúdicos fora do ambiente rotineiro. O acompanhamento de um profissional, como um coach empresarial ou executivo é um grande potencializador.
A autoconfiança pode ser aprimorada? De que forma?
Cercar-se de pessoas positivas: você tem o poder de escolher com quem anda. Esteja perto de pessoas que vibram com seu sucesso, que transbordam felicidade e que sempre olham para frente. Elimine da sua convivência os chatos e os que reclamam o tempo todo. Invista em você: vista-se bem, use perfume, cuide da aparência. Além disso, faça cursos e leia livros. É preciso ter conteúdo. Seja lembrado como alguém inspirador e agregador. Faça aquilo que você gosta: ouça sua música preferida no som do carro e vá a lugares que realmente te agradam. Busque ter experiências inesquecíveis na sua vida. Viagens, festas e beneficência ajudam bastante. Tenha metas: estabeleça os pontos de conquista da sua caminhada. Comece com pequenos desafios, de curto prazo, e vá aumentando conforme seus avanços. Celebre seus pontos conquistados e vá em frente. Trabalhe sua mente: escreva, ao menos, 20 frases positivas e poderosas sobre você, do tipo “Eu sou….”. Diariamente leia em voz alta, na frente do espelho. Sua mente precisa se acostumar com seu novo “eu”, portanto, leve a sério para que seu cérebro entenda que isso é sério.