Uma nova pesquisa realizada pela empresa de recursos humanos e vagas Infojobs revelou que 84,1% das empresas estão enfrentando maiores dificuldades na hora de recrutar profissionais do que em anos anteriores à pandemia.
Com o desemprego ainda com números altos no país, o índice parece contraditório, mas reflete a busca dos empregadores por profissionais mais qualificados.
Os dados obtidos com o levantamento confirmam esse cenário: 62,6% dos entrevistados contam que o maior desafio é encontrar profissionais qualificados para as vagas. Na sequência, 9,2% consideram um dos principais obstáculos a manutenção do engajamento dos entrevistados nas etapas do processo seletivo.
Concluir o processo dentro do prazo também é uma dor compartilhada por 7,6% dos participantes da pesquisa e a devolutiva do processo aos candidatos aparece como uma dificuldade para 7,3% dos empresários.
O estudo mostrou alguns impactos que permaneceram após a pandemia no processo de recrutamento e seleção. Entre os principais destacados pelos entrevistados estão o recebimento de currículos online, adequação à LGPD, realização de entrevistas por ligações à distância (vídeo chamadas) e a utilização de softwares para recrutar.
Segundo o InfoJobs, o departamento de RH está gastando mais tempo na triagem de currículos (34,6%), nas entrevistas (23,9%) e na atração de candidatos (21,1%), o que comprova a busca mais assertiva por profissionais qualificados para as posições.