O final de ano pode ser tanto um desafio para quem empreende quanto uma oportunidade, por isso, para auxiliar os pequenos negócios nas datas festivas, o EXTRA ouviu o Sebrae e listou abaixo algumas dicas para potencializar os lucros dos microempreendedores individuais (MEIs) neste final de 2023.
De acordo com a gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio, Margareth Carvalho, os consumidores estão mais dispostos a gastar no fim de ano e procuram promoções. Mas os empreendedores devem calcular bem as ofertas, já que elas podem reduzir os lucros.
“Embora promoções gerem um grande fluxo de clientes, elas podem reduzir as margens de lucro se não forem pensadas estrategicamente”, afirma Margareth.
Para as datas comemorativas, o dono de pequeno negócio precisa antecipar o planejamento e as ações para conquistar clientes. Além disso, especialistas sugerem "tematizar" ambientes de acordo com as datas, criar campanhas criativas, promover ações diferenciadas e oferecer benefícios. Essas orientações podem ser usadas ao longo do ano, independentemente das festividades.
“Os consumidores estão mais seletivos e avaliando o custo-benefício de suas escolhas. As promoções de Natal e Ano Novo são muito esperadas, e quem for mais criativo levará a melhor. Eles estão dispostos a expandir o período das compras e desejam promoções prolongadas. As compras passam pelo período das festas e se consolidam no momento pós-evento”, avalia Margareth.
Para quem quer continuar inovando em 2024, o Sebrae Rio aponta as sete maiores tendências para o empreendedorismo: práticas de ESG; digitalização dos negócios; inteligência artificial; novos modelos de negócios; personalização de produtos e serviços; empreendedorismo social; economia compartilhada; foco em saúde e bem-estar.
Agora veja dicas na prática de como melhorar suas vendas neste final de 2023, segundo a especialista do Sebrae:
Com informações Extra e Sebrae