O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF.
A palestra foi ministrada pelo consultor Fábio Araújo Pinheiro, mestre em Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP), que destacou a importância dos pilares e dos princípios orientadores para as boas práticas de gestão, com foco na governança e na “ambidestria organizacional”.
Na oportunidade, o especialista também ressaltou que “o mundo não é composto apenas de emoção ou racionalização”. Segundo Fábio, o conceito de ambidestria organizacional abarca não somente a capacidade de sistematizar e organizar, mas, também está relacionado à criação e à inovação no âmbito institucional.
Na sequência, o palestrante citou o livro “Encontre seu porquê: um guia prático para descobrir o seu propósito e o de sua equipe”, de autoria de Simon Sinek, David Mead e Peter Docker; traduzido por Marcelo Schild.
A publicação oferece ferramentas práticas para identificar o porquê individual e o da organização, e cria um alinhamento entre ações individuais e o propósito mais profundo e coletivo.
Para Fábio, o livro trabalha sobre o “círculo dourado” e apresenta aos leitores três pontos: O quê? Como? e Por quê? E, para o consultor, os dois primeiros pontos são facilmente identificáveis em uma organização.
Já o último ponto, muitas vezes é deixado de lado pelas lideranças, mesmo que haja uma regulamentação que direcione a missão da instituição. Segundo o palestrante, para resolver o impasse, “é necessário estabelecer os princípios orientadores que materializam o nosso “porquê” e nos diferenciam.”
Durante a apresentação, o presidente do CFC, Aécio Dantas, falou sobre a dinâmica do trabalho na gestão do Conselho Diretor do biênio 2024 – 2025, metas e prazos. “O que nós queremos são ações inovadoras, com foco nas pautas fixas de vice-presidência e de cada câmara, com as diretrizes para as ações estruturantes e a execução do plano”, disse.
Por fim, o especialista encerrou a palestra incentivando os gestores a refletirem sobre as possibilidades de ideias alinhadas aos pilares e temas estabelecidos para a nova gestão. Entre eles, o fortalecimento do Sistema CFC/CRCs; o relacionamento político-institucional; o novo perfil do profissional da Contabilidade e sua imagem perante a sociedade.