Cada vez mais a contabilidade tem ganhado espaço no mercado. As empresas têm percebido a necessidade de contratar um profissional especializado para manter as obrigações em dia e traçar um plano estratégico financeiro.
Dados do Painel Mapa de Empresas, publicado no portal Gov.br, indicam que existem cerca de 20 milhões de empresas ativas no país. Sendo 2,7 milhões abertas somente no ano passado.
Apesar da alta demanda, uma pesquisa do Sebrae mostra que 63% dos empresários buscam contadores mais proativos em relação à tecnologia e agilidade empregada no serviço e só 30% das contabilidades atendem essa demanda.
Somado a isso, um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que existem cerca de 790 mil normas vigentes no país. Em matéria tributária, foram editadas 403.322 normas, mais de 2,14 normas tributárias por hora em dia útil.
Para conquistar o mercado, o profissional precisa estar atualizado em relação a tecnologia e as constantes mudanças nas legislações. Quais os desafios a superar na profissão?
Um dos principais desafios é estar lado a lado com as mudanças tecnológicas. Muitas áreas estão passando neste momento por uma revolução tecnológica, e a contabilidade não está isenta.
O novo profissional contábil precisa acompanhar e dominar os novos softwares e sistemas contábeis, além de apresentar um perfil mais estratégico e analítico capaz de automatizar tarefas e procedimentos, acompanhar as mudanças digitais e promover mudanças no seu dia a dia de trabalho com a ajuda da tecnologia.
Tendências como automação, sistemas integrados, gestão de dados e negócios contábeis digitais estarão em alta.
A competitividade entre a concorrência também é um dos desafios enfrentados pelo contador.
Na era da globalização, todas as profissões vêm evoluindo e se adequando com ao mundo conectado e volátil. Por isso, é tão comum encontrar novos modelos de empreendedorismo na contabilidade, assim como profissionais dessa área que estão indo tão longe, tanto no quesito negócio quanto no quesito geográfico.
Há algumas décadas atrás, um escritório de contabilidade competia diretamente com os concorrentes da mesma localidade. Dessa forma, hoje, um concorrente do outro lado do mundo pode ser uma ameaça para os negócios.
Portanto, cabe ao contador reconhecer o cenário atual do seu mercado e enfrentar a barreira com estratégias bem elaboradas e inovadoras.
Ter um bom relacionamento com o cliente é uma das principais estratégias de fidelização, mas não é uma tarefa tão simples, sendo assim, um desafio para o contador.
Nos últimos anos, os empresários podem se sentir aflitos ou com dificuldades de gestão, seja no planejamento estratégico, seja no financeiro. Por isso, o contador precisa ter paciência para saber lidar com a situação.
A segurança de dados é uma preocupação crescente para as empresas. Assim, os escritórios de contabilidade precisam estar preparados para ajudar seus clientes a proteger seus dados e se conformarem com regulamentações de privacidade de dados.
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) nos escritórios de contabilidade exigirá a implementação de mecanismos internos e sistemas de controle para garantir a conformidade com a legislação. Também será preciso gerar evidências documentais para provar que o sistema funciona para um auditor interno e externo.
O profissional contábil terá de seguir uma política de proteção dos dados e todo o pessoal precisará de treinamento para garantir que eles entendam esses procedimentos.
Inteligência artificial
A inteligência artificial está se tornando cada vez mais presente em todos os setores, e os escritórios de contabilidade podem aproveitar essa tecnologia para automatizar tarefas rotineiras, melhorar a precisão de relatórios e oferecer insights valiosos para seus clientes.
Enfim, os escritórios de contabilidade precisam estar preparados para lidar com uma variedade de desafios e oportunidades. Incluindo compliance fiscal, contabilidade digital, consultoria financeira, gerenciamento de riscos, suporte para pequenas empresas, contabilidade de impacto, conformidade regulamentar, contabilidade de criptomoedas, proteção de dados e aproveitando a inteligência artificial.
Por fim, ao se prepararem para essas demandas, eles podem continuar a oferecer valor aos seus clientes e ajudá-los a alcançar seus objetivos financeiros.