Nesta quinta-feira (22) a equipe da EFD Contribuições divulgou uma nota no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) sobre a atualização da versão de testes (BETA) do Programa Gerador de Escrituração (PGE), corrigindo erros na versão anterior graças a ajuda dos contribuintes que colaboraram com melhorias.
Agora, a versão BETA 5.2.0.013 do Programa Gerador de Escrituração - PGE da EFD Contribuições já está disponível para download aqui, contendo correções nas funcionalidades de geração da apuração e validação da escrituração, substituindo a versão 5.2.0.010.
O time reforça em nota que a versão de testes contempla otimizações no banco de dados, com o objetivo de melhorar o desempenho da aplicação na importação e na validação do arquivo da EFD Contribuições.
O comunicado ainda esclarece que testes internos apontaram melhoria de desempenho de até 50% em relação à versão atual, para arquivos de tamanho superior a 500Mb.
“Por tratar-se de uma versão beta, com fins exclusivamente para testes, não será possível realizar nenhuma transmissão de arquivos com este PGE e também não é possível garantir que arquivos gerados e até mesmo validados por esta versão do programa sejam aceitos na versão final a ser disponibilizada em breve”, afirma a equipe do PGE da EFD.
Vale informar que as escriturações a serem utilizadas nos testes devem corresponder a períodos iguais ou posteriores a janeiro de 2023 e, antes da importação, deve-se excluir a assinatura do arquivo.
Os responsáveis ainda orientam aos usuários que efetuarem a instalação desta versão na mesma pasta da anterior (5.2.0.010), que excluam eventuais escriturações anteriormente importadas antes de efetuar novos testes.
Eventuais problemas identificados devem ser encaminhados exclusivamente para o email faleconosco-sped-contribuicoes@rfb.gov.br , assunto: PGE Versão Beta.